Como cultivar plantas em apartamentos

Cultivar plantas em apartamentos

Morar em apartamento é uma comodidade com inúmeros benefícios como tarefas de limpeza reduzidas, menos preocupações com áreas externas, maior segurança, dentre outros. Entretanto, uma grande desvantagem, apontada por muitas pessoas, é a falta de acercamento com vegetação, ou seja, com a própria natureza, devido à dificuldade de cultivar plantas em apartamentos.

A proximidade com o meio ambiente, cultivando as plantas da maneira correta, além de trazer benefícios para a saúde física, ajudando os sistemas imune e respiratório, também contribui para a saúde mental. Ademais, o cultivo de plantas favorece a decoração, promovendo uma das maiores qualidades que a casa pode ter, o aconchego

Benefícios de cultivar plantas no apartamento

Diante disso, pode-se concluir que, mesmo morando em apartamentos, é de extrema importância cultivar o verde para sentir os inúmeros benefícios de estar próximo à natureza. Então, confira abaixo algumas dicas simples que irão garantir que você consiga cultivar plantas em apartamentos!

Dicas para garantir as plantas no apartamento

Escolha espécies adequadas

Ao trazer o verde para dentro de casa, é importante escolher as espécies a dedo. Espada de São Jorge, Rosa de Pedra, orquídea, filodendro, palmeira leque e bambu mossô são alguns exemplos ideais para apartamentos. Escolha de acordo com a sua decoração!

Cuidado com a exposição ao sol

Muitas espécies, como orquídea, Costela de Adão e Espada de São Jorge não resistem a uma luminosidade intensa. Assim, é importante mantê-las na sombra ou sob luz difusa. 

Não exagere na água e no adubo

As plantas precisam de seus nutrientes para sobreviver, mas tudo em excesso pode ser prejudicial. Desse modo, a dica aqui é utilizar dois borrifadores, um somente com água, para regar sem exagero. Já o outro com adubo dissolvido em água, para fornecer as substâncias fertilizantes de forma gradativa

Esterilize os materiais antes de podar 

Materiais de poda esterilizados

Na hora de remover pequenos galhos e folhas, é indispensável que as tesouras, facas, bem como demais objetos de poda, estejam esterilizados. Assim, você evita que as plantas se contaminem com doenças.

Acima de tudo, é extremamente importante conhecer bem as espécies escolhidas para poder atender, de forma mais eficiente, às suas necessidades. Além disso, saber aproveitar os espaços dentro casa também é essencial. Assim, os jardins verticais podem ser uma ótima opção para cultivar as plantas no apartamento sem prejudicar o espaço!

Deseja conhecer mais dicas para a sua casa? Comente o que você deseja saber e confira todos os conteúdos da Dominus!

Deixe uma resposta